sexta-feira, 8 de março de 2013

Pausa para Falar do Filme: Blindness - Ensaio Sobre a Cegueira

*Clique sobre a imagem para assistir ao trailer
Titulo: Blindness - Ensaio Sobre a Cegueira
Título Original: Blindness
Direção: Fernando Meirelles
Categoria: Drama, Suspense 
Duração: 120 Minutos 
Estréia: 2008 (Mundial) 
Mais informações: Filmow

Sinopse:


Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

Resenha:


Blindness é um filme muito triste e tocante, mostrando as melhores e piores faces do ser humano em estado de emergência.
Tudo começa quando uma moça perde a visão, enxergando apenas uma espécie de parede de aparência leitosa. Ela vai ao médico, e ele não encontra uma causa aparente.. logo o médico também contrai a doença, pois ela é transmissível. Com o passar de poucos dias, todas as pessoas que estiveram expostas às pessoas com essa doença, também contraíram, gerando uma reação em cadeira.
O governo monta um esquema de quarentena para as pessoas infectadas, porém, sem condições nenhuma de higiene básica. 
Entre as pessoas infectadas, a esposa de um médico infectado é a única pessoa imune a este vírus, e se passa por infectada para poder estar junto de seu marido para onde quer que ele fosse mandado.
O filme é baseado em um livro, o qual eu ainda não li, e nem sabia disso na época em que vi o filme. A história como um todo me impressionou e me deixou com raiva pelo desfecho do casal principal, mas se você nunca viu este filme, e quer se impressionar, está ai um filme reflexivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário