quarta-feira, 10 de abril de 2013

Joguinho Viciante da Vez: Candy Crush Saga


Candy Crush Saga é o meu mais novo e duradouro vício em termos de jogo de celular.

Eu conheci o Candy Crush Saga através do aplicativo para celular, e só depois fui descobrir que ele era um joguinho do Facebook.


Ele tem VÁRIOS níveis, sério, então ele aparece num mapinha de níveis, desse jeitinho, mostrando também em que nível cada contato jogador está:


Começando o jogo, só estará o primeiro nível disponível para jogar, clicando nele, ele deve aparecer desse jeitinho. O print é do nível que eu estou travada, por isso é do 98, tirei dele só pra vocês verem como é tudo do início. Como ele também é um jogo do Facebook, ele sincroniza e mostra os contatos que já passaram a fase e a pontuação de cada um.


A cada início de fase você recebe a missão daquela fase e a quantidade de movimentos que você pode usar para atingir o objetivo:


Como estou mostrando do comecinho pra vocês não se assustarem, o primeiro é um tutorialzinho. Note que no rodapé tem a contagem dos pontos e das jogadas ainda disponíveis:


Você vai fazendo o que o carinha lá pede e o tutorial vai avançando.


Com a combinação de mais doces, você consegue doces especiais, é o caso do roxinho listradinho lá no meio.  
 

Os doces especiais podem ser combinados entre si quando estão lado a lado, aumentando o poder.


Como disse lá em cima, cada fase tem uma missão, na abaixo temos que levar todos os ingredientes para baixo explodindo os doces que estão abaixo dele.


Quando você consegue fazer o objetivo e ainda restarem jogadas disponíveis, alguns efeitos extras são acionados sozinhos para que sua pontuação aumente. No quadro abaixo alguns doces viraram doces especiais e explodiram sozinhos:


Durante os níveis você vai encontrar vários obstáculos que vão te atrapalhar na execução dos movimentos, como essas gradinhas que não permitem movimentar o doce preso nelas.


Quando o objetivo não é alcançado é mostrado um resuminho:


E você perde uma vida. Esse é o ruim do jogo. Olhem na primeira imagem, a imagem do mapa, notem que tem um coraçãozinho com o número 5 lá. Essas são as vidas, e sim, você tem 5 vidas toda vez que as vidas estiverem completamente carregadas.
Cada uma delas demora 30 minutos para carregar, o que é ruim, pois quando uma fase está muito difícil e você está quase pegando a lógica do negócio, suas vidas acabam e você tem que esperar. :(
O bom é que seus amigos podem mandar novas vidas para você, mas se a fase realmente estiver difícil você vai perder e ficar com mais raiva ainda.
Outra coisa que você também vai precisar da ajuda dos seus amigos é para destravar o próximo "episódio", 3 amigos devem responder ao seu pedido de ajuda para que você possa continuar o jogo. Geralmente você tem um intervalo de 15 fases, e o lugar onde você tem que esperar não tem numeração, que é o caso do aviãozinho entre as fases 95 e 96 abaixo:


Esse jogo é realmente muito grande, e enlouquecedor em determinados momentos. Às vezes eu passo semanas travada em uma mesma fase por ela ser muito difícil, o bom é que a maioria é uma gestão de lógica, entender a melhor maneira de executar os movimentos. Geralmente a minha dificuldade é manter o foco no objetivo, pois a facilidade de boas pontuações são tantas que você acaba esquecendo que você deve se preocupar com uma determinada região da tela, por exemplo.
Eu particularmente prefiro o aplicativo do que o jogo versão web, pois a visibilidade mais compacta agiliza o raciocínio e a velocidade por consequência, porém você perde alguns benefícios, como as jogadas extras e algumas outras coisas.
É um jogo realmente viciante e pela variedade de fases, missões e estímulo competitivo dos amigos torna-se mais ainda.

Curtiu a dica e quer baixar para seu celular? Clique aqui para fazer o download para o seu iPhone, e aqui para o seu Android. Aproveitem que é free!

Nenhum comentário:

Postar um comentário