terça-feira, 14 de maio de 2013

Filme vs Livro: Um Porto Seguro - Nicholas Sparks

LIVRO:

Titulo: Um Porto Seguro
Título Original: Safe Haven
Editora: Novo Conceito
Páginas: 414
Ano: 2012
Onde Comprar: Submarino | Livraria Saraiva
Mais Informações: Skoob


Sinopse:


Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

FILME:

Titulo: Um Porto Seguro
Título Original: Safe Haven
Direção: Lasse Hallström
Categoria: Drama, Romance
Duração: 115 Minutos
Estréia Mundial (cinemas): 8 de Fevereiro de 2013
Estréia Brasil (cinemas): 19 de Abril de 2013
Mais informações: Filmow
Trailer: Youtube


Sinopse:


Um viúvo (Duhamel), pai de dois filhos, tem sua rotina transformada quando Katie (Hough) se muda para Southport, no estado da Carolina do Norte. Apesar da moça estar determinada a não formar laços afetivos na nova cidade, ela não consegue cumprir esse objetivo e acaba levantando questionamentos sobre seu passado, que esconde um terrível segredo.

COMPARANDO:

Adaptações de cenas:

O filme se inicia com uma cena de fuga e seguida de perseguição, porém, diferentemente do livro, o enigma em torno do passado de Katie, e até mesmo a conexão dela com a mulher em fuga dos primeiros minutos do filme demoram mais a serem revelados.
Uma coisa que me chamou muito a atenção no livro foi a intercalação de flashes do passado dela ao longo da história, porém, na adaptação, esse recurso está mais ausente justamente para preservar o enigma. Em compensação, flashes de Kevin são intercalados a todo momento, dando uma emoção e confusão até o momento crucial.
A cena final foi menos emocionante do que no livro, porém, com um toque maior de possibilidades reais de realmente acontecer.
A mudança de identidade não foi explicada, e a vizinha senhora, um novo papel fundamental.

Adaptações de personagens:

Josh, o filho mais velho de Alex ganhou uma atitude mais revoltada que demorou a se dissolver, e não teve um porquê ou uma "comoção" em torno disso. Achei desnecessário.
Katie teve sua personalidade modificada, ela não demonstrou medo em se meter em outro relacionamento, e nem preocupação que sua antiga vida interferisse em sua atual vida. Ela ganhou um ar mais despojado e até feliz quando deveria aparentar mais medo e insegurança.

Ênfase do Enredo:


O foco da história foi mais para o romance, como já era de se esperar.

Empatia:


Achei Alex, Katie e Jo lindamente representados, tanto tecnicamente quanto pela aparência, realmente muito bonitos e com grande sintonia.

Conclusão:

Apesar de achar que o filme teve um pouco mais de lenga lenga e desaceleração, gostei de todo o contexto com que foi trabalhado, e mesmo as partes que sofreram alterações, não foram nada que realmente me incomodaram ou modificaram acontecimentos importantes.
Gostei bastante, mas ainda assim prefiro o livro, principalmente por achar que os momentos finais foram melhores trabalhados nas páginas do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário