domingo, 20 de janeiro de 2013

Joguinho Viciante da Vez: Othello

Momento nostalgia aqui na coluna do Joguinho Viciante.


Pra quem não é um gamer das antigas vou apresentar um game lá da época do Dynavision 3 ou do Atari:


Sim, o Othello era um jogo que vinha naqueles cartuchos com milhares de jogos.
Ele simula um jogo de tabuleiro, e é um jogo de raciocínio para um ou dois players. Se for só para um a partida é realizada contra a máquina, ou o computador no caso.


Infelizmente o aplicativo só possui dois níveis de dificuldade.


E você pode escolher em ser as pedras brancas ou pretas.


A partida sempre começa com 4 peças postas no tabuleiro, duas de cada cor e mesma posição. Na partida abaixo escolhi ser a cor preta, por isso a tela em volta do tabuleiro está preta, demonstrando que está na minha vez de jogar.


No começo os campos de jogadas permitidas é limitado pela pequena quantidade de pedras. Cada jogador só pode jogar no quadradinho vazio onde na fileira conta como próxima peça é uma peça de cor oposta a sua e uma das peças da fileira é sua. Resumindo, a peça do adversario deve ficar entre as suas peças para que você consiga transformá-la em sua. Tente acompanhar no desenho abaixo, onde eu já fiz a minha jogada e está na vez do computador jogar. Repare que joguei na terceira fileira, transformando a peça branca que existia ali em preta:


Ótimo, o computador fez a sua jogada, na terceira fileira, na 5 linha, e transformou uma peça preta em branca. Se houvessem mais peças pretas entre a peça da jogada e a peça que já estava no tabuleiro, todo aquele intervalo virariam peças da cor oposta. Ou seja, o objetivo do jogo é terminar a partida com o maior número de peças da sua cor.


O tabuleiro também permite jogadas em diagonal, e sempre fazendo a contagem de peças ali no rodapé.


É dessa forma que o jogo se desenrola, até ter um vencedor. Geralmente acontece quando o tabuleiro está completo com as peças.


Mas pode acontecer de o nenhum dos dois jogadores não poderem mais jogar, então o vencedor é apresentado.


Esse joguinho é muito gostoso para passar o tempo, apenas é um pouco difícil de se explicar o raciocínio. Dá pra pegar o jeito rapidinho.

Ele está disponível tanto para iPhone, quanto para Android, clique nos links para fazer o download, e é free nas duas Stores.

Então aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário